11.2.13

UTILIZANDO CORRETAMENTE O SEU CERTIFICADO DIGITAL

Para usar o seu certificado digital e assinar digitalmente petições e documentos, faça uso de sua senha (PIN) de caráter pessoal e secreta.
Nunca forneça ou informe sua senha a terceiros.
O PIN será solicitado sempre que você for utilizar o certificado digital. O PIN será bloqueado automaticamente ao ser digitado, de maneira incorreta, por três vezes. Neste caso, o sistema irá solicitar o PUK (número específico para desbloqueio do PIN). O PUK não substitui o PIN.
Se o PUK for digitado, de forma incorreta, em três tentativas sucessivas, ocorrerá a invalidação do certificado digital e a única solução será a aquisição de um novo. Então, tenha cuidado!

ALTERAÇÃO DA SENHA “PIN” ou “PUK”

Passo: no Windows, pressione “Iniciar” e “Todos os programas”. Localize a pasta “Certisign” e procure pelo programa “Gerenciador Criptográfico SafeSign” ou “Token Administration”. Ao abri-lo, clique em “Token”, depois em “Alterar PIN” ou “Alterar PUK”, e siga o procedimento indicado. Para tanto, você deverá ter conhecimento do PIN anterior, pois este não poderá ser alterado se for esquecido.

ATENÇÃO: 
Não utilize os demais “menus” do programa.
Nunca clique em “TOKEN” è “INICIALIZAR TOKEN”, pois apagará, permanentemente, o seu certificado.

REMOVER O TOKEN OU O SMARTCARD
Ao finalizar a utilização do seu Certificado Digital, não desconecte a leitora ou o token do computador antes de ejetá-los, da seguinte forma: 

Passo: no Windows, localize, no canto inferior direito (próximo ao relógio e à data do sistema), o ícone “Remover Hardware e Ejetar Mídia com Segurança”. Clique nele para aparecer o menu. Pressione “Ejetar StarSign CUT” ou “Ejetar o leitor de cartão inteligente”
Feito isto, surgirá a mensagem “O hardware pode ser removido com segurança”. O dispositivo também pode ser removido, de forma segura, se o computador já estiver desligado.


2 comentários:

Unknown disse...

no meu computador não aparece a opção “Remover Hardware e Ejetar Mídia com Segurança” nem Ejetar StarSign CUT” ou “Ejetar o leitor de cartão inteligente”, como proceder neste caso?

http://freitasjus.blogspot.com/ disse...

Para restaurar este ícone, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione "propriedades" depois em personalizar área de notificação. Procure o ícone e marque a opção "mostrar ícone e notificações" ou se preferir deixe marcado a caixa inferior no campo "mostrar todos os ícones e notificações". Isso deve resolver.