SMART CARD - passo a passo
O passo a passo para a instalação do cartão do advogado Smart Card, para esse procedimento será sendo necessário apenas realizar os processos descritos no link "Como Instalar um gerenciador de dispositivo criptográfico"
O Passo a passo para a utilização do Smart Card,
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TOKEN - passo a passo
Clique aqui e visualize o passo a passo para a utilização do Token, para esse procedimento será sendo necessário apenas realizar os processos descritos no link "Como Instalar um gerenciador de dispositivo criptográfico"
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NÃO SE ESQUEÇA:
1 - Como verificar se a cadeia de certificação está instalada e se o certificado é válido?
Para verificar se a cadeia de certificação está instalada e se o certificado é válido, escolha abaixo o navegador de Internet e obtenha o passo-a-passo completo:
2 - Ao acessar um determinado serviço (ex. SRF, Cartórios on-line, etc), na janela de autenticação de cliente, não é exibido o certificado. O que fazer?
Será necessário realizar a instalação da cadeia de certificação. Os certificados que compõem a cadeia de certificação poderão ser encontrados em www.certisign.com.br/suporte/essenciais/certificados.
3 - Onde posso baixar os arquivos de instalação das leitoras de cartão inteligente dos tokens criptográficos?
Os arquivos de instalação das leitoras de cartão inteligente e dos tokens criptográficos estão disponíveis em nossa área de suporte, na etapa “Instalação”.
4 - Instalei a leitora e o SafeSign. No entanto, ao abrir o programa “Gestão do token”, a janela “Utilitário de gestão do token” está em branco. O que devo fazer?
Verifique se o Microsoft Windows reconheceu e instalou corretamente o driver da leitora;
No caso dos Microsoft Windows 2000 e do Microsoft Windows XP, verifique se o serviço de cartão inteligente está corretamente instalado.
5 - Como verificar se o certificado digital (emitido em um cartão inteligente) foi corretamente gerado e armazenado?
Analisando a funcionalidade do certificado digital
6 - O certificado digital emitido em um cartão inteligente não aparece no navegador de Internet. O que fazer?
Atualizando o registro do(s) certificado(s) digital(is) no navegador
DIGAS DE UTILIZAÇÃO CORRETA DO SEU CERTIFICADO DIGITAL
Analisando a funcionalidade do certificado digital
6 - O certificado digital emitido em um cartão inteligente não aparece no navegador de Internet. O que fazer?
Atualizando o registro do(s) certificado(s) digital(is) no navegador
DIGAS DE UTILIZAÇÃO CORRETA DO SEU CERTIFICADO DIGITAL
Para usar o seu certificado digital e assinar digitalmente petições e documentos, faça uso de sua senha (PIN) de caráter pessoal e secreta.
Nunca forneça ou informe sua senha a terceiros.
Nunca forneça ou informe sua senha a terceiros.
O PIN será solicitado sempre que você for utilizar o certificado digital. O PIN será bloqueado automaticamente ao ser digitado, de maneira incorreta, por três vezes. Neste caso, o sistema irá solicitar o PUK (número específico para desbloqueio do PIN).O PUK não substitui o PIN.
Se o PUK for digitado, de forma incorreta, em três tentativas sucessivas, ocorrerá a invalidação do certificado digital e aúnica solução será a aquisição de um novo. Então, tenha cuidado!
ALTERAÇÃO DA SENHA “PIN” ou “PUK”
Passo: no Windows, pressione “Iniciar” e “Todos os programas”. Localize a pasta “Certisign” e procure pelo programa “Gerenciador Criptográfico SafeSign” ou “Token Administration”. Ao abri-lo, clique em “Token”,depois em “Alterar PIN” ou “Alterar PUK”, e siga o procedimento indicado. Para tanto, você deverá ter conhecimento do PIN anterior, pois este não poderá ser alterado se for esquecido.
ATENÇÃO: não utilize os demais “menus” do programa.
Nunca clique em “TOKEN” è “INICIALIZAR TOKEN”, pois apagará, permanentemente, o seu certificado.
REMOVER O TOKEN OU O SMARTCARD
Ao finalizar a utilização do seu Certificado Digital, não desconecte a leitora ou o token do computador antes de ejetá-los, da seguinte forma:
Passo: no Windows, localize, no canto inferior direito (próximo ao relógio e à data do sistema), o ícone “Remover Hardware e Ejetar Mídia com Segurança”. Clique nele para aparecer o menu. Pressione “Ejetar StarSign CUT”ou “Ejetar o leitor de cartão inteligente”. Feito isto, surgirá a mensagem “O hardware pode ser removido com segurança”. O dispositivo também pode ser removido, de forma segura, se o computador já estiver desligado.
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